Você sabe o que é água virtual?

© Foto: Divulgação/Árvoreagua
Carlos Magno Oliveira Tadeu / Colaborador da Promutuca

Quanta água você usa por dia? Você sabe quantos litros de água são gastos para produzir uma camisa? E para a produção de um smartphone, quantos litros de água são necessários? Para responder a essas perguntas precisamos entender sobre a água virtual, e a resposta a essas e outras perguntas determinará a pegada hídrica de cada um de nós.

Água virtual é um termo criado por John Anthony Allan em 1993, que se refere a toda água utilizada para a produção de um serviço, um bem ou um produto, que pode ser industrial ou alimentício. Esse termo nos diz que o consumo de água das pessoas vai muito além do que elas bebem ou usam para tomar banho e escovar os dentes.

Alguns produtos precisam de mais água para serem produzidos do que outros, deixando assim uma pegada ambiental maior. Esse maior gasto de água muitas vezes está relacionado aos processos envolvidos na produção. Por exemplo, para a produção de 1 kg de carne bovina são necessários 15.400 litros de água, isso está relacionado a todo o processo de produção da carne, desde o nascimento do boi, até sua venda e seu consumo de carne. Durante a vida do animal, além do gasto para saciar a sede, há um gasto de água associado à produção de ração para bois. Essas despesas precisam ser levadas em consideração para a produção de carne bovina. Para outros produtos como o café, os processos associados ao seu plantio, cultivo, colheita, embalagem e distribuição determinam a água virtual desse produto, levando em consideração todos esses processos o café tem um custo de água de 18.900 litros de água, e uma simples xícara de café consome 132 litros de água.

A pegada hídrica de um produto pode ser dividida em três:
• A pegada hídrica verde está relacionada à quantidade de água de chuva consumida pelas plantas.
• A pegada hídrica azul refere-se ao volume de água perdido por evaporação. Por exemplo, durante a irrigação ou consumo doméstico.
• A pegada hídrica cinza refere-se à quantidade de água poluída para fazer algum produto. Essa pegada está intimamente associada aos processos de mineração e industriais, como o lançamento de poluentes em rios e lagos.

Levando em consideração as diferentes pegadas associadas a diferentes produtos, podemos dividir a pegada hídrica de um produto nas três categorias mencionadas acima. Um smartphone convencional, por exemplo, gasta aproximadamente 12.770 litros de água. Dividindo sua pegada temos 1.460 litros de água azul, 3.720 litros de água verde e 7.590 litros de água cinza. Esse maior gasto de água cinza está relacionado à mineração, processos de produção eletrônica e fabricação final. Uma camisa de algodão gasta em média 3.900 litros de água e, diferentemente do smartphone, os maiores gastos são com água azul e água verde, relacionados ao cultivo do algodão. Uma barra de 100 gramas de chocolate gasta aproximadamente 1.430 litros de água, dos quais, mais de 90% (1.350 litros de água) é de água verde.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *