A versão Feel tem como principais atrativos a economia proporcionada pelo motor 1.0, levando em conta a relação peso/potência, um amplo espaço interno para um carro compacto e porta-malas bem razoável.
Andamos na versão intermediária do compacto da marca francesa, que quer concorrer no nicho de carros mais “populares” (leia-se acessíveis). O sistema multimídia tem tela sensível ao toque de 10 polegadas com espelhamento sem fio de celular (Apple Car Play e Android Auto); um visual moderno, com linhas bem equilibradas; e alguns itens geralmente presentes em versões mais caras, como monitoramento da pressão dos pneus. Por outro lado, peca por detalhes como a chave simples, sem acionamento do alarme; e a posição dos comados dos vidros traseiros.
Na frente, destaque para a dupla linha cromada que “sai” do Chevron (símbolo da marca) e “une” os faróis; para a grade em colmeia na cor preta e “cortada” pela barra do para-choque e para a parte debaixo do para-choque na cor preta. De perfil, o visual do hatch compacto é ressaltado pela pintura bitom da carroceria, pelas bonitas rodas de liga de 15 polegadas com acabamento diamantado, pela linha de cintura alta e pelos acabamentos plásticos na cor preta nos para-lamas. Na traseira, chamam a atenção as lanternas mais destacas da carroceria e que têm desenho que parece inspirado nos modelos Fiat, o Chevron e o número “3” (no nome da versão) na cor preta e o para-choque bem recortado.
A boa distância entre-eixos possibilitou um espaço interno bem razoável para um carro compacto, proporcionando conforto para quatro adultos de estatura média e um porta-malas com boa capacidade. Infelizmente, o banco traseiro não rebate em 1/3 e 2/3. Com grande número de plásticos duros no painel e painéis de porta, o acabamento interno está de acordo com um carro dessa categoria. O tecido que forra os bancos é de bom gosto e compatível com o nosso clima tropical. O painel tem desenho moderno, que se diferencia bastante dos outros modelos nacionais. Destaque para as saídas de ar estilizadas e para o acabamento plástico na cor azul, que atravessa o painel e quebra um pouco o ar espartano do ambiente.
Um diferencial importante do C3 Feel é a central multimídia Citroën Connect, que tem tela sensível ao toque de 10 polegadas, posicionada no alto do painel em estilo flutuante, com espelhamento sem fio de celular (Apple CarPlay e Android Auto). O quadro de instrumentos é digital, monocromático e simples, com velocímetro, mostradores do nível de combustível e de temperatura do motor, indicador de troca de marchas para economia de combustível e informações do computador de bordo. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e regulagem de altura da coluna de direção (falta a de distância). O volante tem boa pega, base achatada e abriga comandos do áudio.
Na lista de itens de conforto, estão ar-condicionado e dupla saída USB para os passageiros do banco de trás carregarem seus celulares. Por outro lado, os comandos dos vidros traseiros ficam numa posição ruim: atrás da alavanca do freio de estacionamento. Ao manobrar em vagas e lugares apertados, o motorista conta com a boa calibragem elétrica da direção. Para melhorar esse auxílio, ele tem que recorrer ao pacote de opcionais Comfort Pack, que inclui sensor de estacionamento e câmera de ré. No pacote de equipamentos de segurança, destaque para o monitoramento da pressão dos pneus, os controles de tração e estabilidade e a estrutura do carro, que usa aços de alta e ultra resistência para proteger os ocupantes. Faltam airbags laterais.
De origem Fiat, o motor 1.0 (Firefly), de origem Fiat, favorece bem mais a economia de combustível. Com etanol no tanque, dois adultos a bordo, ar desligado, o computador de bordo registrou médias de 9,2km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada. Por outro lado, no teste que fizemos com quatro adultos a bordo e ar ligado, embora tenha um bom torque disponível em baixas rotações, o motor exige um pouco de paciência nas acelerações e retomadas de velocidade. Embora não seja exatamente um SUV e nem uma versão aventureira propriamente dita, o C3 Feel consegue ter uma certa desenvoltura em estradas de terra, devido a uma razoável altura do solo e bons ângulos de entrada e saída. Com baixo nível de ruído, o conjunto de suspensão consegue proporcionar um bom nível de conforto, filtrando bem as imperfeições do piso. E consegue também transmitir confiança no contorno mais rápido de curvas mais fechadas.
Principais equipamentos
Sensor de detecção de pressão dos pneus, indicador de troca de marcha, saída USB dianteira (carga mais dados), travamento automático das portas com veículo em movimento, luzes diurnas em LED, computador de bordo, barras de teto transversais, volante com regulagem de altura, multimídia Citroën Connect com tela sensível ao toque de 10 polegadas, Apple Car Play e Android Auto; rodas em liga de 15 polegadas, emergency stop signal, banco do motorista com regulagem em altura, assistente de partida em rampa, molduras nas caixas de roda, ar-condicionado, dupla saída traseira de USB (carga) e comandos do som no volante.
• Opcionais – Comfort Pack (sensor e câmera de ré), R$ 1.400; e Protection Pack (frisos laterais e protetor de cárter), R$ 900.
• Preços – R$ 78.990. Com todos os opcionais e pintura metálica bitom, sobe para R$ 83.890.
Ficha Técnica
• Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 6V, Flex, 999cm3 de cilindrada, que gera potências de 71cv (gasolina) e de 75cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 10kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 10,7kgfm (etanol) a 3.250rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes
• Dimensões – Comprimento, 3,98m; largura, 1,73m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,54m
• Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/60 R15
• Porta-malas – 315 litros
• Tanque – 47 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.056 quilos
Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br
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