Nissan Versa Exclusive, um mexicano elegante e espaçoso

Um dos pontos positivos do Nissan Versa Exclusive é sem dúvida o seu visual. Suas linhas conseguem mesclar elegância e esportividade num conjunto estilístico bem equilibrado na dianteira, traseira e laterais, que se destacam ainda mais na nova cor da carroceira, o Cinza Lunar.

Mantendo uma de suas características principais, que é o amplo espaço interno, o sedã proporciona muito conforto para quatro adultos, incluindo aqueles de estatura mais elevada; e um porta-malas com capacidade suficiente para uma longa viagem de férias (aqui vale ressaltar a chamada Tecnologia Zero Gravity do banco do motorista, que se mostrou muito eficiente para proporcionar conforto em uma viagem longa). Outros pontos de destaque no Nissan Versa Exclusive são a lista de equipamentos de conforto, segurança e de assistência ao condutor. O conjunto motor 1.6 aspirado e câmbio automático do tipo CVT proporciona um baixo nível de consumo, mas a performance é apenas razoável.

As linhas do sedã misturam esportividade com elegância, com detaque para a enorme grade frontal em “V” na cor preto brilhante e com detalhes pontilhados em metal nas laterais; para os faróis completamente em LED em formato de bumerangue; as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado e na cor preta e para as lanternas em LED com lentes escurecidas e em formato de flecha. O espaço interno é amplo e acomoda com conforto quatro adultos e uma criança e leva uma bagagem de férias com seus 482 litros. Em uma viagem longa que fizemos com o sedã, foi possível comprovar a eficiência da tecnologia que a Nissan chama de “gravidade zero” presente no banco do motorista, apoiando bem o corpo e reduzindo o nível de cansaço.

Bancos forrados em couro nas cores preta e azul, cor que também está presente em uma faixa central do painel; volante com forração em couro e console na cor preto brilhante passam a impressão de um bom acabamento interno do Nissan Versa Exclusive. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajuste manual de altura do seu banco e regulagem em altura e distância da coluna de direção. De base achatada, o volante tem boa pega e é multifuncional. Com tela sensível ao toque e colorida de oito polegadas, localizada no centro do painel, numa posição de fácil visualização, o sistema multimídia Nissan Connect (compatível com Apple CarPlay, Android Auto) é bem intuitivo e fácil de operar.

Alguns equipamentos facilitam a vida a bordo do motorista e passageiros do Nissan Versa Exclusive, como o carregador de celular por indução, o ar-condicionado automático e digital, o controle automático de velocidade e as portas USB dianteira e traseira. Visão 360°, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de partida em rampa ajudam o motorista a manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida. O Nissan Versa Exclusive traz alguns itens importantes para a segurança, como alertas de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, de tráfego cruzado traseiro e de atenção do motorista, detector de objetos em movimento, seis airbags, controles de tração e estabilidade, alerta de ponto cego, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sinal de parada de emergência.

Misturando mostradores analógico (velocímetro) e digitais (todas as outras informações), o quadro de instrumentos tem tela de TFT, de fácil visualização, onde são exibidas as principais informações, incluindo as do computador de bordo. Desenvolvendo 113cv quando abastecido com etanol, o motor 1.6 aspirado tem concepção moderna, com bloco em alumínio e distribuição por corrente, e seu desempenho é mais voltado para a economia. E, realmente, durante a nossa longa viagem, o computador de bordo do Nissan Versa Exclusive, com duas pessoas a bordo e respectivas bagagens, apenas gasolina no tanque e ar-condicionado ligado, registrou boas médias: em torno de 15,6km/l.

O câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), com cinco marchas simuladas, também trabalha para o baixo nível de consumo. No modo Sport, o motorista consegue uma performance melhor. Com sistema McPherson na dianteira e eixo de torça na traseira, o conjunto de suspensão consegue filtrar bem as imperfeições do piso, cumprindo bem o papel da proposta de um sedã familiar; e ao mesmo tempo garantir uma boa estabilidade no geral.

Preços – R$ 129.590. Com pintura metálica, sobe para R$ R$131.590

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *