A cereja do bolo está debaixo do capô

Para combinar com o visual aventureiro, que é ressaltado pelas coberturas plásticas nos para lamas, rodas de 16 polegadas com desenho bem esportivo, estribos laterais, para-choques dianteiro e traseiro, santantônio estilizado e pneus de uso misto; a versão Outsider da picape Oroch conta com motor 1.3 turbo de 170cv de potência e câmbio automático do tipo CVT, que proporcionam uma performance um pouco mais esportiva, e um conjunto de suspensão que consegue equilibrar conforto e estabilidade. Na enxuta lista de equipamentos de segurança e conforto, destaque para os controles de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência, central multimídia com tela de oito polegadas e sensores de chuva e crepuscular.

Na frente, destaque para a grade com detalhes cromados e o conjunto óptico, que inclui os faróis em LED e os indicadores de direção; e o para-choque pronunciado que abriga os faróis de neblina e os deixa um pouco expostos a pequenas batidas. De perfil, o visual é destacado pelos adesivos com o nome da versão, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras, o santantônio estilizado, as barras no teto e as rodas de 16 polegadas de desenho bem esportivo. Na traseira, o que chama a atenção é o adesivo na cor preta no alta da tampa da caçamba, o para-choque com estribo antiderrapante e as lanternas com lentes escurecidas.

Por dentro, o acabamento não chega a ser um destaque, mas causa boa impressão devido ao revestimento em couro dos bancos e volante e os detalhes na cor laranja, presentes no painel e nas costuras dos bancos e painéis de porta. O volante tem boa pega e abriga os comandos de áudio. Para ajudar o motorista a encontrar uma boa posição de dirigir, o banco tem regulagem de altura e lombar, mas a coluna de direção ajusta apenas em altura. Com tela de oito polegadas, que fica posicionada em local de fácil visualização, e com espelhamento sem fio de celular (Android Auto ou Apple CarPlay), a central multimídia é um dos pontos positivos da Oroch Outsider.

O espaço interno acomoda com conforto cinco adultos, incluindo os passageiros do banco traseiro, que contam com um bom espaço para as pernas e quem viaja no meio não é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto. Em termos de transporte de carga, a caçamba tem protetor, espaço para 683 litros (até o limite da capota marítima) e capacidade de carga de 650 quilos. Há oito ganchos para amarrar a carga e uma barra no vidro traseiro para proteger o habitáculo. Para ajudar na performance fora do asfalto, a Oroch Outsider conta com boa altura do solo, bom ângulo de entrada, pneus de uso misto e protetor de cárter.

Em vez de elétrica, a direção ainda conta com assistência eletro-hidráulica, que não chega a ser tão macia na hora de realizar as manobras em vagas apertadas, mas tem boa calibragem (bom “peso”) para velocidade elevadas. Por falar em manobras em espaços reduzidos, nesses momentos o motorista conta com sensor de estacionamento e uma câmera de ré de boa resolução. O pacote de segurança é bem modesto e não inclui airbags laterais. Destaque para os controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de frenagem de emergência e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Entre os itens de conforto, estão o ar-condicionado automático, o limitador e o controle automático de velocidade, os sensores de chuva e crepuscular, tomada 12 V traseira e assistente de partida em subida. Com bom torque em baixas rotações, o motor 1.3 com turbo e injeção direta é a “cereja” do bolo da Outsider, proporcionando boas acelerações e retomadas para uma picape que pesa quase uma tonelada e meia. O câmbio automático do tipo CVT, que tem oito marchas simuladas, trabalha de forma inteligente, aproveitando bem a força do motor. As trocas manuais, feitas na alavanca de marcha, são mais prazerosas.

O consumo é apenas razoável, mesmo utilizando o modo ECO. Com ar desligado, apenas o motorista e etanol no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,0km/l na cidade e de 9,0km/l na estrada. Com uma performance parecida com a de um carro de passeio, o conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, filtrando bem as imperfeições do piso e possibilitando abusar um pouco nas curvas mais fechadas.

Principais equipamentos

Tomada 12V, entrada USB, ar-condicionado automático, sensores de chuva e crepuscular, banco dianteiro com regulagem de altura e lombar, coluna de direção com regulagem de altura, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento sem fio de smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), computador de bordo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, assistente de frenagem de emergência, limitador e controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, ECO Mode, barras de teto longitudinais funcionais, protetor de caçamba, aplique de painel e costuras dos bancos em Laranja Corail e faróis de neblina.
• Preços – R$ 142.900,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 144.900,00.

Ficha Técnica

• Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, Flex, 1.330cm3 de cilindrada, turbo e injeção direta, que gera potências de 162cv (gasolina) e de 170cv (etanol) de 5.500rpm a 6.000rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) de 1.600rpm a 3.750rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com oito marchas simuladas
• Direção – Assistência eletro-hidráulica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink
• Dimensões – Comprimento, 4,71m; largura, 1,83m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,82m
• Altura do solo – 21,2cm
• Ângulo de entrada – 27,5°
• Ângulo de saída – 22,4°
• Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 215/65 R16
• Capacidade de carga – 650 quilos
• Volume da caçamba – 683 litros
• Tanque – 45 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.432 quilos

 

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

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