BYD lança o sedã elétrico Seal

Depois do compacto elétrico Dolphin, lançado no final de junho, a marca chinesa BYD continua sua aposta no mercado brasileiro com o lançamento do sedã esportivo elétrico Seal, com dois motores elétricos que, juntos, desenvolvem 531cv de potência e 68,3kgfm de torque.

Com toda essa força, o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos. Com um desenho bastante aerodinâmico (Cx de apenas 0,21), o Seal chega com uma lista de equipamentos de segurança e conforto bem completa e por um preço bastante competitivo: R$ 296.800,00.

A chinesa BYD lança o Seal, um sedã 100% elétrico que chega ao mercado com um preço especial de lançamento: R$ 296.800,00. As linhas do BYD Seal seguem o mesmo conceito Ocean Aesthetics adotado no compacto Dolphin, lançado no final de junho. Segundo a marca, essa filosofia de design resulta em um visual dinâmico, elegante e facilmente reconhecível. O novo sedã BYD Seal é o primeiro veículo a implementar a tecnologia batizada de Cell-to-Body (CTB), que possibilita que a bateria seja realmente parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança. Ao permitir que a bateria Blade atue como piso da carroceria, a tecnologia CTB também melhora o espaço interno. O sedã tem altura de carroceria 10mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional, melhorando o desempenho aerodinâmico e impacto visual.

De acordo com a BYD, devido à adoção de suspensão dianteira do tipo double wishbone e traseira do tipo five link, a dinâmica do Seal no teste de mudança de faixa em emergência chega a 133km/h e no teste do alce com máxima segurança, a 83km/h. Otros destaques do BYD Seal são a conectividade e o entretenimento. O modelo tem conexão 4G e atualizações Over The Air (OTA), que atualiza os recursos de entretenimento de forma parecida com a que fazemos remotamente com os smartphones. No centro do painel, o novo sedã tem tela rotativa de 15,6 polegadas equipada com a função de controle de voz e conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay.

O modelo tem painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas. O novo Seal conta com sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que proporcionam um som de qualidade premium. O modelo também tem carregamento sem fio para smartphones. Um dos pontos mais atrativos do BYD Seal é a sua “tropa de respeito”. Os dois motores elétricos localizados na dianteira geram 531cv de potência e 68,3 quilos de torque, possibilitando que o carro saia da imobilidade e chegue aos 100km/h em apenas 3,8s. A marca chinesa ressalta também que o modelo é equipado como a BYD e-Platform 3.0, projetada exclusivamente para veículos elétricos. “A plataforma aproveita ao máximo as vantagens de inteligência, eficiência e segurança”, afirmam os engenheiros.

Em apenas 30 minutos, a potência máxima de recarga chega a 150kW, o que garante quase 300 km de autonomia. Com 100% de carga, o alcance do BYD Seal chega a 372 km (PBEV do INMETRO) e, no ciclo urbano WLTP, a autonomia é de 520 km. O novo sedã traz a assinatura da equipe de design liderada por Wolfgang Egger, diretor de Design Global da BYD. “O projeto seguiu o princípio de aprender com a natureza e buscou inspiração no oceano para criar linhas emocionalmente ricas, reconhecíveis e atraentes”. A frente do BYD Seal passa uma sensação de movimento, com uma “forma de X” na perspectiva dinâmica. Remete a uma aparência de veículo esportivo, com suas curvas próprias, esculpidas e cativantes, passando a sensação do movimento das ondas no mar.

O desenho bem fluido da carroceria, associado a outros recursos, como as maçanetas das portas embutidas (elas voltam à posição normal quando o veículo é desligado ou acionado) fazem com que o carro tem um excelente coeficiente aerodinâmico (Cx de 021). Os bancos dianteiros têm formato esportivo, estofamento macio e firme e revestimento que transmite bom gosto. O do motorista tem ajuste elétrico em oito posições e conta com apoio lombar ajustável em quatro direções para aliviar a fadiga em viagens longas. O volante permite regulagens em quatro posições. Além do silêncio característico do motor elétrico, o sedã conta com vidro duplo laminado para maior segurança nas portas dianteiras. O baixo nível de ruído a bordo impressionou na primeira impressão que tivemos rodando por ruas e avenidas de São Paulo.

Por outro lado, o enorme teto solar panorâmico proporciona uma boa visão, mas, como não tem nenhuma tela de proteção, a luz que entra é muito forte, principalmente próximo ao meio dia, incomodando os ocupantes. A solução talvez seja o uso de uma película. O BYD Seal tem muitos recursos de segurança e assistência ao motorista, como avisos de colisão dianteira e traseira, frenagem de emergência automática, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistência de manutenção e mudança de faixa. A lista de equipamentos é bem completa e traz também controle automático de velocidade adaptativo, câmera panorâmica com visibilidade de 360 graus (possibilitando manobras seguras em locais apertados) e oito airbags.

Ficha Técnica

• Motor – Elétrico, que gera 531cv de potência e 68,3kgfm de torque, alimentado por bateria do tipo blade (LFP) de 82,56kWh
• Tempo de recarga – De 30% a 80% em corrente DC
• Autonomia (PBEV) – 372 quilômetros
• Transmissão – Tração integral
• Suspensão – Dianteira, do tipo independente, do tipo Double Wishbone; e traseira, do tipo Multi-link
• Dimensões – Comprimento, 4,80m; largura, 1,87m; altura, 1,46m; e entre-eixos, 2,92m
• Altura mínima do solo – 12cm
• Coeficiente aerodinâmico (Cx) – 0,21
• Freios – A disco nas quarto rodas, sendo ventilados e perfurados na dianteira; e ventilados na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/45 R19
• Porta-malas – 400 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 2.185 quilos
• Preço – R$ 296.800,00

Eduardo Aquino * / eduardo.aloisio@yahoo.com.br

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *