Se você tem família grande ou curte viajar com um grupo de amigos no mesmo carro, então uma das opções a ser considerada é o monovolume Spin na versão com sete lugares. O modelo tem espaço de sobra no habitáculo para pessoas e bagagens e bancos rebatíveis que possibilitam uma boa modularidade do interior.
Embora não seja uma referência em termos de performance e consumo, o conjunto motor 1.8 Flex (111cv com etanol) e câmbio automático de seis marchas proporciona um desempenho razoável para um veículo familiar. Na lista de equipamentos, destaque apenas para os controles de tração e estabilidade e o multimídia MyLink com tela de sete polegadas.
Na frente, chamam a atenção a grade que abriga a gravatinha na cor preta e une os faróis com máscara negra; e o para-choque com desenho aventureiro. A pouca altura do solo provoca algumas raspadas em entradas e saídas de rampa. De perfil, os acabamentos plásticos nos para-lamas e nas soleiras reforçam a roupagem aventureira; e as rodas de liga têm desenho mais esportivo. Na traseira, a tampa do porta-malas, que abriga a gravatinha também na cor preta, possibilita um bom acesso ao interior; e as lanternas de bom tamanho invadem a tampa do porta-malas.
Com bancos forrados em tecido que combina com o nosso clima tropical, volante revestido em couro e detalhes em preto brilhante e plásticos imitando metal, o acabamento interno transmite boa impressão. Com sete lugares, segunda fileira de bancos rebatível e ajustável longitudinalmente e terceira fileira rebatível, o amplo espaço interno é destaque e possibilita diversas configurações para o transporte de passageiros e suas respectivas bagagens. Por outro lado, com sete ocupantes, o espaço para o porta-malas diminui bastante, passando a ser de apenas 162 litros.
O volante tem boa pega e abriga controles do sistema de áudio, do telefone, do controle automático de velocidade e do computador de bordo. O quadro traz instrumentos analógicos e digitais de boa visualização. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do banco e da coluna de direção, que não tem ajuste de distância. Os principais comandos estão bem posicionados e facilitam a ergonomia. Câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e a boa calibragem da direção elétrica ajudam o motorista a sair das vagas apertadas, já que o diâmetro de giro é um pouco longo.
O pacote de segurança fica devendo um pouco, com destaque apenas para os controles de tração e estabilidade, o sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis e o assistente de partida em rampa. A lista de itens de conforto inclui controle automático de velocidade, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva com ajuste automático de intensidade. Por outro lado, faltam saídas traseiras do ar-condicionado e mais portas USB. Em termos de conectividade, o sistema multimídia MyLink é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e o já consagrado “assistente pessoal” OnStar oferece diversas funções interessantes.
O motor 1.8 Flex tem bom fôlego para cumprir bem a tarefa de empurrar com saúde o monovolume quando ele está com seus sete ocupantes e alguma bagagem. Mas não espere uma performance esportiva. O consumo também fica dentro da expectativa de um veículo familiar. Com gasolina, sete ocupantes, pouca bagagem e ar ligado, o computador de bordo registrou médias de 7,6km/l na cidade e de 9,8km/l na estrada. Embora com algumas “indecisões” em trocas em rotações mais elevadas, o câmbio automático de seis marchas explora bem a força do motor. O conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto (mesmo com o carro carregado com sete ocupantes e pouca bagagem) e estabilidade, considerando que se trava de um monovolume com centro de gravidade elevado.
Principais equipamentos
Sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis, regulagem interna de altura dos faróis, faróis de neblina, sete lugares com a segunda fileira de assentos rebatível, volante multifuncional, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia MyLink com tela touch de sete polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura, controle automático de velocidade, direção elétrica e computador de bordo.
• Preço – R$ 121.760.
Ficha Técnica
• Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.8, Flex, 8V, que gera potências de 106cv (gasolina) e de 111cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 16,8kgfm (gasolina) e de 17,7kgfm (etanol) a 2.800rpm
• Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
• Direção – Assistência elétrica
• Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
• Dimensões – Comprimento, 4,41m; largura, 1,76m; altura, 1,68m; e entre-eixos, 2,62m
• Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
• Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
• Porta-malas – 553 litros (terceira fileira de bancos rebatida) e 162 litros (com os sete lugares)
• Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 515 quilos
• Tanque – 53 litros
• Peso (em ordem de marcha) – 1.293 quilos
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